Apostar em uma campanha com uso de impressos para divulgação de marca, produtos ou serviços pode render ótimos resultados a qualquer empresa. Embora seja mais costumeiramente usado pelo setor de comércio, esse tipo de comunicação apresenta bons resultados se feita da maneira correta – e distribuída nos locais adequados ao seu público.
Entre os materiais mais procurados estão o flyer ou o panfleto. Costumam ter a preferência de empresários justamente pelo excelente custo-benefício que possuem, exigindo pouco investimento e podendo gerar retorno satisfatório – mas, novamente, precisa ser tudo feito corretamente. E criar um impresso do tipo não é tão difícil quanto pode parecer.
Em um flyer ou panfleto é possível comunicar todas as informações desejadas, de acordo com os seus objetivos, e ser visto por muita gente. Com planejamento, organização e certeza do que quer, é possível ver os resultados aparecendo rapidamente. E para fazer o seu, fique de olho em algumas dicas práticas.
Escolhendo o material
Primeiramente é preciso entender as diferenças entre flyer e panfleto. O flyer é um material de dimensões pequenas, geralmente com menos informação e mais direto no assunto que deseja tratar. Para chamar atenção, aposta em cores vibrantes, imagens atraentes e textos chamativos. Ele é ideal para rápida disseminação de eventos, mas também é muito usado na divulgação de produtos e serviços.
Já o panfleto – ou folheto – é um impresso também de uma só folha, que pode ser aproveitado em frente e verso e com tamanho maior. Por isso, pode receber mais informação, mas ainda precisa ser bem claro e direto no que deseja transmitir para prender a atenção do leitor. Como tem mais espaço, pode ser melhor trabalhado na campanha.
As cores
O uso correto das cores é fundamental para chamar a atenção para o seu impresso. Nunca é demais lembrar que lançar mão de muitos tons diferentes – ou tons muito vibrantes conflitando – gera excesso de informação no material e atrapalha a leitura. Outro ponto importante é tentar manter a paleta sempre dentro da sua identidade visual: assim, o leitor se acostuma com certas cores relativas à marca e passa a associar elas a você.
As informações
Além das cores, é importante pensar em como vai distribuir as informações no impresso – seja ele um flyer ou panfleto. É fundamental desenvolver um texto curto, claro e direto, evitando coisas desnecessárias. Lembre-se de colocar seus dados de contato como endereço, site ou redes sociais. Deixe em evidência o que for mais importante – em fonte maior, em negrito, com uma cor diferente ou como quiser. A escolha da tipografia também pode fazer a diferença, e tente se ater a não mais que três. Cuidado também com as imagens, prezando sempre por uma alta resolução para maior qualidade.
O papel
Por fim, saber escolher o papel ideal para o seu impresso de campanha também faz a diferença para o sucesso dela. Papeis distintos trazem resultados distintos na hora da impressão, e uma decisão errada pode afetar negativamente a qualidade do material. O ponto principal é a gramatura: quanto menor, mais leve e, assim, também mais fácil de estragar ou rasgar. Gramaturas mais pesadas, porém, costumam aparecer apenas em cartões, nunca em panfletos ou flyers.
O último fator determinante para o sucesso da sua campanha com impressos é a escolha da gráfica. Procure sempre uma de confiança, que garanta a qualidade e o ajude também com dicas para que tudo saia como o planejado.
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