Uma campanha de marketing com impressos envolve diversos fatores para ter sucesso. Tudo deve começar com um bom planejamento estratégico, seguindo por escolhas acertadas na concepção do design e dos textos envolvidos e até de que tipo de material será usado para atingir o que deseja – panfletos e banners têm objetivos diferentes, por exemplo. Tudo isso deve – e costuma – ser visto como etapas de extrema importância para os profissionais envolvidos.
Se um dos passos acima não for feito com a atenção e competência necessárias, pode colocar a perder toda a campanha. E ninguém quer isso, não é? Mas, existe ainda outro fator que faz toda a diferença e muitas vezes passa despercebido ou é relegado a segundo plano sem a importância que merecia: a escolha do papel ideal para o impresso.
Existem características determinantes na qualidade do material para a impressão e a qualidade é diretamente influenciada pelo tipo de papel.
Um papel abaixo da média pode afetar toda a campanha e a imagem da marca – afinal, transmite a imagem de descuido, baixo orçamento (corte de custos nos papeis escolhidos, por exemplo) ou pouco comprometimento em apresentar-se bem aos clientes. Além disso, o papel errado definitivamente vai dar resultados aquém do esperados e exigir nova impressão, gerando maiores gastos.
As 4 características que influenciam o papel na impressão
Para ajudá-lo a saber escolher melhor o papel ideal para o seu material impresso, existem características que precisam ser levadas em conta na decisão. Caso não sejam adequadas para o que procura, podem ter efeito negativo na impressão.
Vamos a elas:
A forma
Naturalmente, o formato do papel faz toda a diferença. Saber exatamente o tamanho que quer evita o desperdício de papel e, consequentemente, os gastos a mais com isso. A economia é vista melhor principalmente em impressões em grande escala, já que mesmo pequenas diferenças nas dimensões podem exigir no final um uso muito maior de folhas.
E, claro, a conta é passada para quem fez a encomenda. Então não se prive de exigir o máximo de detalhes com a gráfica para não desperdiçar papel e doer no bolso na hora de pagar.
O peso
Geralmente variando entre 50 e 350 gramas, a gramatura de um papel também é fator primordial para o sucesso da sua campanha de marketing com impressos. Quanto maior, mais pesado será o papel: cartões, por exemplo, costumam ser os mais grossos, enquanto folhetos são mais finos e leves.
Outro detalhe é que os papeis de menor gramatura são mais transparentes – o que pode ser bom ou não dependendo do seu objetivo. Impressões em frente e verso são recomendadas para papeis mais opacos, por exemplo. Naturalmente, o peso do papel também influencia seu preço, e quanto menor for maior será a ideia de qualidade inferior que ele passa.
A textura
O aspecto do material, como você o sente quando toca, pode influenciar bastante na arte que vai ser impressa. Por isso é tão importante prestar atenção na textura do papel para a impressão. Além de ser liso ou poroso, também pode ser mais rígido dependendo da escolha. E tudo afeta o produto final.
O papel mais liso deixa todas as imagens impressas com melhor nitidez. Já as texturas mais ásperas são irregulares e pouco indicadas para artes que contenham muitos detalhes – embora possam dar uma sensação de maior sofisticação ao material. Então lembre-se: quanto mais detalhista for seu projeto, mais liso deve ser o papel.
A cor
Por fim, a cor também influencia a impressão final. Tudo porque, dependendo dos tons escolhidos, pode variar o tipo de papel ideal para ter o efeito desejado. Papeis mais amarelados ou que não sejam totalmente brancos (como os reciclados) apresentam diferenças ao imprimir algumas cores.
Para tudo dar certo, é preciso antecipar o tipo de papel a ser usado e, caso não seja branco total, saber a mistura de cores que vai resultar com os tons escolhidos na arte e o tom do material de impressão. Caso contrário, o que vai sair pode ser bem diferente do imaginado e já sabemos: resultado desagradável, necessidade de reimpressão, mais trabalho e maiores custos para o cliente…
***
Todos esses problemas podem ser facilmente evitados quando há diálogo entre o cliente e a gráfica. Na hora de escolher onde vai imprimir seus materiais, tenha certeza de que há confiança e qualidade. A gráfica ideal vai dar todas as dicas e suporte necessários para que o produto seja exatamente como procurado.
Venha conhecer a MediaTall, a gráfica que imprime em até 24 horas para você!