Não existe coisa mais frustrante no mundo do marketing do que planejar uma bela campanha, escolher design e detalhes para todas as etapas e ver o resultado sair diferente do que imaginava. Infelizmente, tal decepção pode acontecer mais frequentemente do que qualquer um gostaria se alguns pontos forem negligenciados durante o processo de desenvolvimento – principalmente no caso de materiais impressos.
Além da frustração, os erros de impressão ainda causam prejuízo para a empresa e sua campanha. Afinal, todo o material precisará ser corrigido e reimpresso, perdendo ainda mais tempo e gerando gastos adicionais que poderiam ser evitados. E sim, aqui é o ponto chave da questão: tudo pode ser evitado. Não é tão difícil garantir que os impressos saiam dentro do que foi planejado, basta ficar atento a alguns itens durante o processo de criação e finalização.
A verdade é que erros de impressão sempre podem acontecer. São muitos detalhes durante o processo que podem acabar passando despercebidos e causar pequenos problemas no produto final. Mas vamos ajudá-lo a evitar o máximo possível: é só seguir a nossa check-list e ficar tranquilo com o resultado.
Passo 1: o espaço
Prestar bastante atenção no uso adequado do espaço que tem disponível é o começo de tudo. A definição das margens é essencial para que, ao fim dos acabamentos, o corte não passe por cima de um pedaço em que havia conteúdo. A maioria das gráficas disponibiliza os limites de margem para saber exatamente onde o material será cortado e onde pode colocar as imagens e o texto.
Passo 2: as imagens
E por falar nas imagens, a segunda etapa da check-list contra os erros de impressão trata delas. Ao procurar fotos na internet para ilustrar o impresso, tenha cuidado com a qualidade delas. Esticá-las para completar o material não é nada bom, já que piora a resolução – procure sempre uma imagem em vetor. Também é imprescindível converter tudo de RGB em CMYK quando for preciso. É a diferença entre a escala presente nos softwares de edição para a usada na hora de imprimir.
Passo 3: o texto
O que vai ser escrito também tem grande importância na qualidade final e para prevenir possíveis erros de impressão. Nunca deixe tudo em preto composto, que é o uso das quatro cores da escala (ciano, magenta, amarelo e preto) em 100% – o ideal é apenas o preto em 100% e o ciano em 20%. Ainda é preciso cuidado com textos em tom claro sobre fundo escuro, sendo necessário colocá-los em negrito, com tamanho maior que 7 e fonte sem serifa para não perder definição com a tinta. Fontes pequenas e coloridas, no geral, não são recomendáveis. Por fim, converta tudo que for escrito em curvas em programas como o CorelDraw, para evitar que fiquem descaracterizados ao imprimir.
Passo 4: as cores
Cores de preenchimento no design do material também precisam ser convertidas de RGB (ou Pantone) para CMYK para não ocasionarem erros de impressão. A qualidade de resolução das imagens usadas, como já explicado, também afeta os tons presentes nelas, então sempre procura a melhor possível. Em caso de cores especiais, é bom recorrer à escala Pantone, com alguns tons dela presentes em equivalência na CMYK. E papeis de gramatura mais leve não respondem bem à cores carregadas e podem gerar manchas.
Passo 5: o arquivo
Por fim, não deixe passar o momento final: a hora de fechar o arquivo e enviá-lo para a gráfica. Confira o nosso Guia Prático do Fechamento de Arquivo com todos os detalhes sobre como realizar essa etapa de maneira adequada para não ter erros no produto final.
Passo 6: a gráfica
Naturalmente, a escolha da gráfica faz toda a diferença para evitar os erros de impressão e garantir a melhor qualidade no resultado. Tenha certeza de que vai recorrer a um lugar de confiança, que forneça todo o apoio necessário para que tudo saia dentro do esperado e a campanha de marketing seja um sucesso.
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