26 março

O Designer Gráfico

A importância do Designer Gráfico.

Você conhece a profissão de Designer Gráfico? Que tal conhecer um pouco mais sobre ela?

O profissional de Designer Gráfico existe há vários anos, porém, nestes últimos tempos ele tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Isso acontece graças ao surgimento constante de novas mídias, tecnologias e a necessidade de ampliar os canais da comunicação.

A principal função de um Designer Gráfico é a de interpretar graficamente um conjunto de ideias. Além disso, o profissional também pode desenvolver o visual de revistas, jornais, livros, anúncios, outdoors, além de criar logotipos para firmas individuais para facilitar a leitura e, principalmente, torná-lo atrativo para os públicos.

Como podemos notar, o campo de trabalho para um Designer Gráfico é muito rico. Ele pode atuar em agências de publicidade, cinema, televisão, editoras, criação de diversos logotipos, produção de audiovisuais, projetos de produtos, trabalho com animações, produção de desenhos técnicos, produção de ilustrações, gerenciamento de produtos indústrias, empresa de designer e muitas outras oportunidades.

Para se tornar um Designer Gráfico, não é totalmente necessário que se tenha uma graduação. Mas, se você quer ser um profissional mais qualificado, é interessante ingressar em um curso de Comunicação Visual, Desenho Industrial ou, até mesmo, o próprio curso de Designer, que pode ser encontrado em diversas universidades brasileiras. Além da qualificação será adquirida uma graduação que irá aumentar as chances e oportunidades de ingressar com mais facilidade no mercado de trabalho.

As características principais que este profissional deve ter são de ser sempre muito observador, criativo em suas ideias, ser ousado, possuir sensibilidade artística, concentração, detalhista, capacidade de análise, estar sempre disposto a ouvir críticas e novas ideias, habilidade para desenhar e procurar sempre ter um ótimo trabalho em equipe. Entretanto, muitas dessas qualificações o profissional só conseguirá por em prática quando exercer a profissão.

Infelizmente, a profissão de Designer Gráfico não é regularizada no Brasil. Apesar da legislação permitir que qualquer pessoa exerça a profissão, grande parte dos profissionais optam em fazer um curso de graduação na área. Mesmo não sendo regulamentado, isso não impede que a profissão cresça cada vez mais no país, principalmente no setor privado. Entretanto, por mais oportunidades que existam, a concorrência tem ficado cada vez maior, já que o aspecto visual é sempre o mais notado.

Veja nesse vídeo o que o designer gráfico faz. Vídeo muito bem elaborado que conta como funciona a profissão de designer gráfico.

ABOUT AUTHOR