O folder é um material bastante procurado para divulgação corporativa, principalmente em feiras e eventos. A Agata Yamashiro, do Des1gn’ON, indicou 5 dicas bem interessantes para criar um folder atrativo e que apresente bem sua empresa. Confira.
5 dicas para fazer uma boa divulgação com folder
1. Facilite a vida do leitor e dê o que ele quer
Organize as informações na ordem de leitura, ou seja, a informação deve se desdobrar na ordem certa do folder.
Comece analisando o que o leitor quer saber. Um jeito fácil de fazer isso é através da avaliação da forma de como as perguntas do leitor irá surgir. Seu folheto deve responder às perguntas em uma seqüência lógica e seguir a linha de pensamento do leitor.
Uma boa maneira de organizar as informações do seu folder é anotar as perguntas que você acha que seu cliente poderia fazer e assim respondê-las na sequencia do folder.
2. Motivar o leitor ir além da capa
Não cometa o erro comum de colocar seus serviços logo de cara. Pense em frases chamativas, afirmações que instigam, capazes de motivar o leitor a pegar o folheto e abri-lo.
Uma boa seria adicionar algum tipo de splash dando a entender que dentro do folder terá algo que irá agradar: um convite exclusivo, um desconto especial ou comunicação prévia das vendas. Não se sinta tentado a colocar apenas o logotipo de sua empresa ou nome do produto na frente. Não vai funcionar. Seja criativo e inovador na capa!
3. Faça o leitor querer guardá-lo com ele
Colocar uma informação útil no folder irá incentivar o leitor a guarda-lo com ele, ou melhor ainda, até passá-lo para outras pessoas.
Por exemplo, se você está vendendo esmaltes, pode dar dados interessantes como esquemas de cores, desenhos que podem ser feitos, dicas profissionais, entre outros. Se você estiver vendendo produtos de cuidado com a pele, você pode dar a seus leitores dicas sobre como combater espinhas, como limpar a pele, e assim por diante.
4. Dê as direções
Cada folder deve ser organizado de modo que o leitor pode folhear as páginas e encontrar facilmente o que eles querem.
Forneça sinalização clara e manchetes em todo o folder para ter a certeza que página diga um: “Ei, preste atenção em mim, estou aqui!”
5. Diga ao leitor como resolver seus problemas
É comum que as pessoas falem muito sobre a empresa, mas não se empolgue muito com seus próprios interesses. Fale sobre o seu leitor, não a si mesmo.
Vamos ao exemplo: aqui estão as primeiras palavras em um folheto de uma companhia de seguros de venda:
“O seguro é um negócio complicado. Nossa empresa foi criada em 1975 para ajudar nossos clientes a lidar com o processo de encontrar o seguro adequado às suas necessidades. Nos últimos 20 anos temos vindo a vender seguros para uma ampla gama de clientes de diversos setores da vida. Reputação da nossa empresa é insuperável na indústria…”
Com este texto, pode ter certeza que muitas pessoas nem terminaram de ler. Pare de contar muito sobre si mesmo e diga como a empresa pode ajudar a resolver os problemas dos clientes. Isto é vender adequadamente seu produto, com uma mensagem clara e direta.