Desde o surgimento das redes sociais a comunicação ganhou novas possibilidades e permite que pessoas do mundo todo se comuniquem através de bate-papos, trocas de arquivos, fotos e também por vídeos. A internet possibilitou a mudança de diversos aspectos na vida do ser humano e com a chegada das redes sociais é possível aumentar o seu networking de forma considerável e ainda manter-se informado sobre o mundo.
As redes sociais são muito mais do que locais que promovem a comunicação entre as pessoas, elas passam a adotar um papel como fonte de informações e ainda servem como um portfólio para alguns profissionais. Para as empresas elas ganham mais funcionalidade, pois possibilitam fidelizar a marca, promover o crescimento da empresa e também ajudam a monitorar novas tendências que possam ser utilizadas para criar novas oportunidades.
As Principais Redes Sociais
Atualmente existem uma grande variedade de redes sociais disponíveis na internet e que vão muito além da objetividade de se conectar com amigos ou pessoas que tenham gostos parecidos. A função das redes mudou e segue propostas distintas. Enquanto algumas visam à aproximação entre as pessoas através de gostos compartilhados, outras permitem que os usuários se associem com o objetivo de divulgar seu perfil profissional e experiências que possam ter tido durante alguma passagem em empresas aleatórias.
As redes sociais mudaram o foco de apenas permitir a comunicação, para ganhar maior amplitude, principalmente a respeito do compartilhamento de notícias e informações relevantes. Veja o caso do Google Plus (ou Google +), que é basicamente a junção de funções distintas das redes sociais mais importantes da atualidade. O Google Plus permite que o usuário compartilhe notícias, informações relevantes a seu respeito e ainda pode usá-lo como um perfil profissional, mostrando trabalhos e outros itens.
O mesmo ocorre com o LinkedIn. Mesmo não sendo uma rede social relativamente nova, o LinkedIn continua tendo grande importância na atualidade por ter um perfil mais profissional. Quando o usuário se cadastra, ele tem a opção de compartilhar seu currículo online, com experiências profissionais, qualificações e se conectar com empresas que tenha interesse. Além disso, as empresas podem divulgar processos seletivos e encontrar pessoas através de habilidades e qualificações que são descritas no seu perfil.
Tem também o Twitter que é uma rede social fundamental nos dias atuais. Mesmo que sua popularidade tenha caído nos últimos anos, ele continua tendo uma relevância muito grande no que se refere ao compartilhamento de notícias e fatos importantes, além de comentários que possam ser relevantes para a sua carreira profissional ou até mesmo para as empresas. Caracterizada como uma rede social rápida, ela permite que qualquer pessoa compartilhe fatos de qualquer local do mundo que tenha acesso à internet.
Isto tudo sem falar do Facebook, sempre presente e muito popular entre todas as classes. Para quem usa imagens, o Instagram e o Pinterest estão em alta e os vídeos ficam por conta do Youtube, Periscope e do Snapchat.
Utilizando as Redes Sociais
Utilizar as redes sociais passou a ser algo fundamental para empresas e marcas que desejam se aproximar do seu público-alvo, e ainda divulgar fatos referentes a sua linha de produtos ou serviços. Com a amplitude que algumas dessas redes possuem ficou mais fácil das marcas investirem na sua popularidade e captação de novos clientes. Além disso, se posicionar diante de alguns fatos é fundamental e as redes sociais como estão justamente disponíveis para isto.
Para os profissionais é importante manter-se conectado, mas evitar publicar fatos que não sejam bem vindos pelo mercado de trabalho. Aliás, isso também deve ser uma preocupação das marcas. Manter-se conectados às principais redes sociais da atualidade é fundamental para o perfil do profissional e também para as empresas, principalmente diante um setor efêmero onde diariamente surgem novas propostas a serem utilizadas pelos usuários e que prometem mudar a forma como nos conectados com o mundo.
Onde seu público está?
Antes de sair criando uma conta em todas as redes sociais, identifique onde seu público realmente está. Seus potenciais clientes consomem que tipo de conteúdo? Vídeo? Fotos? Ou textos? Procuram informações onde?
Definir os canais que seu público acessa é fundamental para o sucesso de estratégias nas redes sociais.
Depois disto, é só caprichar no conteúdo, publicar frequentemente e também investir em publicidade para ampliar o alcance das postagens.
O estilo de comunicação e o tipo de conteúdo dependem da rede social. Estude bem as estratégias que melhor se aplicam para cada uma delas e aproxime-se ainda mais (e mais rápido) do seu cliente!
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