A busca orgânica pode ser caracterizada como o processo que viabiliza a realização de pesquisas em diferentes motores de busca, sendo que o resultado dessa busca ocorre pelo nível de relevância que uma página específica possui diante das outras. Ao contrário dos Links Patrocinados, a busca orgânica permite que os resultados sejam naturais e simplesmente pela sua popularidade e relevância.
O que torna a busca orgânica tão interessante diante dos negócios online é a possibilidade de conseguir uma boa colocação em resultados do Google sem que ocorra qualquer custo por clique. Os resultados gerados pela busca orgânica surgem de forma natural e ainda garantem maior confiança por parte dos usuários que realizaram a pesquisa.
A importância da Busca Orgânica
Para um site que busca por reconhecimento e que vive da visita de usuários, é importante aparecer nos motores de busca a partir dos resultados obtidos pela busca orgânica. O Google, por exemplo, é um dos principais motores de busca da atualidade e que diariamente recebe milhares de usuários realizando bilhões de buscas, do qual possuem como objetivo o recebimento de resultados que possam ser relevantes para ele.
Aparecer em um resultado orgânico significa que sua página terá novas possibilidades de visitas e, caso esteja relacionada à venda de produtos ou serviços, ocorre a possibilidade de converter mais. Os cliques gerados pelo resultado orgânico geram um tráfego satisfatório para a página e o melhor de tudo: de forma gratuita!
Aparecer nos resultados de busca orgânica, principalmente na primeira página, é atualmente um dos principais objetivos das empresas online de distintos segmentos. Quando o Google ou outros motores de busca utilizam de palavras-chave para indicar sua página nos resultados de busca orgânica, milhares de usuários tem a oportunidade de conhecer seu conteúdo e, consequentemente, passar a frequentar sua página com maior frequência.
Pesquisas do próprio Google indicam que aparecer na primeira página dos resultados de busca é fundamental para ganhar um clique. Além disso, os primeiros são considerados como portadores de um conteúdo mais relevante para aquela pesquisa, por isso, ganha maior credibilidade junto aos usuários.
Por este motivo, ocorre uma grande necessidade de aparecer nesses resultados, principalmente nas suas primeiras colocações, que dependem basicamente da sua popularidade, conteúdo e relevância diante dos outros links.
Para aparecer na Busca Orgânica
Para conseguir ter uma boa colocação nos resultados obtidos pela busca orgânica é possível utilizar estratégias distintas, principalmente a “Search Engine Optimization”, no português “Otimização para Motores de Busca”, ou simplesmente SEO. Estas técnicas permitem que o site utilize as palavras-chaves específicas, além de códigos internos e tags, para que os motores de busca localizem determinado conteúdo de uma página.
Outro aspecto interessante é oferecer maior mobilidade aos usuários. O Google, por exemplo, exige algumas mudanças nos sites e blogs para que a página esteja disponível a todos os dispositivos (computadores, celulares, tablets e assim em diante), ou seja, que o site seja responsivo. Isto dá ao site uma melhor classificação quando buscado por estes mecanismos.
Aliar o uso de palavras-chaves, SEO, conteúdo relevante, com toda a mobilidade que a página pode oferecer passa a ser algo imprescindível, principalmente diante do objetivo de aparecer nos primeiros resultados de uma busca orgânica.
Pronto para planejar suas técnicas para seu site aparecer melhor colocado?
No próximo e último post desta sequencia sobre Marketing Digital, vou falar sobre mensuração. Como medir seus resultados a partir do Google Analytics. Fique ligado!