É indiscutível que cartões de visitas são de extrema importância para a apresentação profissional. No mundo corporativo, ele equivale a um aperto de mão e é o primeiro contato que os potenciais clientes tem com sua empresa. Por ser uma ferramenta de marketing bastante eficaz, deve ser produzida com muito cuidado por quem realmente entende do assunto, a fim de transmitir os valores e a imagem fiel do empreendimento.
Além das informações básicas de identificação e contato, como: nome, cargo ou área de atuação, telefones, e-mail, endereço e o logo da empresa, é necessário pensar no aspecto final do cartão. E não nos referimos apenas às cores e fontes, mas ao acabamento.
Acabamento
Chamamos de acabamento o toque final da confecção das peças gráficas, ou seja, a escolha do visual (com ou sem brilho), revestimento e formato do corte. O acabamento é capaz de transformar uma arte simplória em impressos grandiosos e atrativos, captando a atenção de quem interessa, transmitindo confiabilidade e seriedade. Oferecemos diversas opções aos nossos clientes, que podem abusar da criatividade. Acompanhe:
Refile ou corte
O acabamento mais comum entre os impressos na finalização de impressos é o refile, chamado também de “corte”.
Todo material gráfico é impresso em grandes folhas conjuntamente e, posteriormente, recortados e dobrados, quando é o caso. Com os cartões de visitas não é diferente. Ele possui um formato padrão retangular, já que o refile é feito com estiletes e guilhotinas. Não há custos adicionais para corte simples, entretanto, é possível criar inúmeras variações com cortes especiais.
Tal tipo de acabamento só é feito em papéis de gramatura maior, como o couché (250g/m²) e o supremo (300g/m²), que são os mais usados para estampar cartões de visitas.
Embora seja um procedimento comum, o refile é de suma importância e interfere na qualidade do acabamento final da peça. Se for feito sem os devidos cuidados, ficar torto, com bordas rasgadas e brancas ou até mesmo comprometer informações que constam no papel.
Bordas arredondadas
Por não demandar uma forma especial e exclusiva, bordas arredondadas podem ser feitas gratuitamente. O contratante está livre para escolher entre arredondar todas as bordas ou apenas algumas, criando o seu próprio padrão. Esta é uma forma de acabamento de baixo custo, com relativa capacidade de personalização, mas que demonstra cuidado com o material.
Corte especial
O corte especial permite uma distinção ainda maior dos cartões de visitas. Nele são utilizadas lâminas de corte personalizadas, diferente do refile, com cortes retos. Podem ser empregadas, inclusive, formas vazadas, isto é, que são aplicadas na parte interna do material, não apenas nas bordas. Usando esse recurso com criatividade e moderação, podem ser elaborados belos modelos que impactam clientes e fazem com que eles memorizem a sua marca.
Quanto aos tipos de revestimento, podemos citar:
Laminação
A laminação é uma película plástica que envolve todo o papel dando mais brilho a ele, por isso é necessário que a gramatura deste seja maior. É um acabamento discreto que confere mais resistência ao material, protegendo-o de líquidos, sujeiras e do atrito, além de dar a ele um visual mais rebuscado. Pode ser feito em ambos os lados sem qualquer prejuízo de qualidade.
Laminação fosca
Apresenta os mesmos benefícios que a laminação simples, distinguindo-se dela pelo toque aveludado e por ter um acabamento matificado, ou seja, sem brilho. É uma das formas de acabamento mais utilizadas, pois enobrece o material impresso e impede as indesejadas manchas de dedo ocasionadas pela gordura natural da pele.
Plastificação
É outra forma de proteger o cartão, além de dar brilho e vivacidade às suas cores, porém não tem a mesma qualidade e requinte da laminação. É necessário deixar uma borda do plástico para selar o material, já que o procedimento não é feito com adesivo, como os anteriores.
Verniz
Sua vantagem em relação à laminação é o custo mais baixo de aplicação. Pode ser aplicado em todo o material ou apenas em uma área especifica, dando brilho e realçando as cores, além de aumentar a durabilidade do material, protegendo contra poeira, calor e desbotamento, mas não tanto quanto a laminação e a plastificação.
Existem vários tipos de acabamento feitos a partir do verniz, desde os texturizados, com purpurina, até aqueles com aroma, como nos casos de algumas revistas de produtos de beleza.
Verniz de alto brilho
Aplicado em folhas de gramatura mais grossa, mas caiu e, desuso porque a plastificação tem o mesmo efeito, com a vantagem de custo de produção mais baixo e maior agilidade, embora tenha qualidade inferior.
Verniz UV total
Proporciona um efeito belíssimo ao material, dando brilho e vibratilidade às cores. É indicado para dar profundidade a desenhos chapados, pois dá visibilidade até os pequenos detalhes. É muito requisitado nas gráficas, pois valoriza a peça.
É chamado de “UV” porque a secagem é feita por meio de exposição do material gráfico à radiação ultravioleta.
Verniz localizado
Frequentemente aplicado sobre materiais com laminação fosca com o intuito de realçar algum desenho ou informação, na maioria das vezes, o logotipo da empresa. Serve para contrastar e diferenciar os elementos do cartão.
Hot Stamping
Permite estampar pequenos detalhes e imagens em fita de material sintético coberto por celofane ou pigmentos metalizados nas mais diversas cores, destacando entre elas o dourado e o prateado. Produz um efeito grandioso, por isso é utilizado por marcas luxuosas.
Flocagem
Ainda é pouco utilizado em papel, sendo mais comum ver esse tipo de acabamento em tecidos. Consiste em aplicar flocos de algodão, poliéster ou nylon para criar efeitos em alto relevo, com características de pelúcia ou camurça, por exemplo.
Relevo Seco
Este é um tipo de acabamento pensado para destacar detalhes específicos. O entalhe pode ser positivo, estando para fora do papel, ou negativo, quando o detalhe é prensado para dentro da folha. Como não requer tinta, é conhecido como “relevo seco”. Pode ser feito, inclusive, em papel todo branco, colocando em relevo as informações convenientes.
Como vimos, existem inúmeras opções de acabamento para cartões de visitas. Escolha aquela que se encaixe melhor com a identidade da sua marca e seu posicionamento no mercado. Ficaremos felizes em atender a sua solicitação. Faça já seu orçamento!