Um evento de sucesso é definido pela quantidade de pessoas presentes. Afinal, de nada adianta desenvolver a estrutura perfeita ou programações de qualidade se o público-alvo não comparecer. Erros comuns acontecem na divulgação de eventos e é por isso que você deve aprender as maneiras corretas de divulgá-los.
Para atrair multidões para seu evento, a Smartalk publicou um artigo muito interessante, que compartilho abaixo com vocês.
Conheça as maneiras de divulgar evento
Antes de decidir qual maneira de divulgar evento é a ideal, você precisa conhecer as opções mais efetivas. Veja abaixo:
• Revistas;
• Panfletos;
• Flyers;
• Catálogos;
• Jornais;
• Redes sociais;
• Blogs;
• Lading pages;
• Sites;
• E-mails;
• Visita/Palestra de divulgação.
Mas, qual mídia utilizar?
Para decidir corretamente entre divulgar seu evento online ou offline, bem como qual é a melhor opção de mídia, você deve levar em consideração 3 fatores: público-alvo, tipo de evento e ROI/custo. A união desses 3 elementos lhe trará as maneiras de divulgar evento perfeita.
Conheça o seu público-alvo
Onde o seu público está? As maneiras apropriadas de divulgar o seu evento dependem do público que a sua empresa deseja atingir.
Supondo que seu evento seja uma apresentação musical e o público-alvo esteja entre a faixa etária de 40 a 60 anos. Neste caso, o ideal seria apostar em mídias offline, principalmente anúncios na rádio, televisão e jornais, meios de comunicação comumente utilizados por pessoas desta faixa etária.
Contrario será se o público jovem. Observe este outro caso: o evento se trata de uma festa com DJ’s e banda sertaneja. Normalmente, o público-alvo está na faixa etária de 18 a 30 anos. Explorar as redes sociais e divulgar em blogs pode ser a opção mais barata e efetiva.
Percebeu a importância de conhecer o seu público-alvo? A mídia escolhida está diretamente ligada com as características da sua persona.
Lembre-se! É aconselhável divulgar em mídias distintas, mas cuidado para não investir em recursos financeiros com baixo ROI (retorno de investimento). Isso acontece quando você opta por canais de comunicação que o seu público-alvo não utiliza.
Tipo de evento
O tipo de evento influencia na maneira de divulgar. Por exemplo, em um desfile de moda a divulgação deverá ser moderna e impactar rapidamente o público. Neste caso, podemos excluir maneiras de divulgar seu evento como: jornais (tem pouco impacto), revistas (serão lidas por poucas pessoas e muitas vezes após a data do evento), catálogos (não se adéqua ao caso). Perceba que através do tipo de evento é possível excluir uma série de mídias. Além disso, dentre as opções que restarão, duas, talvez três, terão um bom impacto. Invista nelas.
Caso você opte por utilizar uma visita/palestra de divulgação do evento, foque em criar um bom roteiro de apresentação, a quantidade de conversões em participantes está diretamente ligada à apresentação.
Retorno sobre investimento (ROI)
O objetivo ao divulgar um evento é: atingir o público-alvo, gastar pouco e converter ao máximo em participantes, ficou evidente a importância do ROI, correto?
Um erro comum ao divulgar eventos é avaliar apenas o custo e não o retorno de investimento. Vamos a um exemplo prático:
Ao divulgar a apresentação de um novo filme no cinema 3D na cidade, com valor da entrada de R$ 20,00 reais, gastou-se R$ 5.000 reais e obteve-se um público de 400 pessoas. Veja os dados:
• Custo: R$ 5.000 reais;
• Atingiu 3 mil pessoas de baixo interesse;
• 400 pessoas participaram;
• Ganhos: R$ 8.000 reais;
• ROI: 60%;
Supondo que o custo acima tenha sido considerado baixo, avaliaremos outra situação:
• Custo: R$ 10.000 reais;
• Atingiu 3 mil pessoas interessadas;
• 2 mil pessoas participaram;
• Ganhos:
• Ganhos: R$ 40.000 reais;
• ROI: 300%;
Fórmula do ROI: Lucratividade – Investimento / Investimento
Na segunda campanha de divulgação, em um primeiro momento, aparentou ser menos vantajosa e custosa, contudo, pelo fato de atingir o público certo, teve-se um ROI maior e, consequentemente, lucratividade.
Por isso, ao invés de avaliar custos/investimento, esteja sempre atento ao retorno sobre o investimento. Este é o erro mais comum cometido, observar os custos ao invés do retorno.
Siga dicas para tornar a sua divulgação um sucesso
Para a sua divulgação ser um sucesso, reservamos ainda dicas especiais que podem aumentar o engajamento das pessoas:
• Libere o wi-fi no evento e instigue as pessoas a postarem os melhores momentos;
• Faça parceria com empresas na localidade para divulgação;
• Envie e-mails agradecendo a presença dos participantes (lembre-se de pegar os e-mails, uma lista de e-mails vale ouro);
• Crie uma página do evento e crie expectativa para a próxima edição.
Por fim, uma última dica: faça a divulgação pós-evento, isto aumentará a credibilidade e consolidará a sua marca.