O processo de planejamento da arte para uma campanha com materiais impressos passa por algumas etapas. Começa com o briefing das intenções do cliente, segue pela escolha da identidade visual mais adequada e, a partir daí, deriva para elementos de cor e imagens. O que muita gente esquece às vezes é que a escolha das fontes é passo fundamental nesse caminho.
A tipografia pode fazer toda a diferença no resultado final do seu material impresso.
Cada família de fonte indica certas características – e saber escolher é determinante para o sucesso da campanha. Enquanto umas passam a impressão de algo mais informal, outras são mais sérias. E isso se aplica diretamente na imagem que a empresa deseja passar com aquele meio de comunicação.
Por que as fontes são tão importantes?
Para quem trabalha no meio, não há dúvida que a tipografia é um dos elementos mais importantes do design. Não é difícil encontrar quem acredite que cores e imagens são prioridade, erroneamente dando menos atenção do que o necessário para a escolha da fonte ideal para aquela arte.
Saber escolher a família tipográfica e, posteriormente, a fonte ideal para o trabalho em questão é fundamental para determinar o conceito que a marca deseja passar com aquele material impresso. Não adianta querer fazer de qualquer jeito e selecionar uma qualquer: a única imagem que se passa é a de desleixo.
Quais as diferenças entre fontes?
As fontes serifadas, como diz o nome, possuem serifas: aquela espécie de traço que fica acima e abaixo da letra. O uso de uma fonte do tipo é ideal para quem deseja chamar atenção para o texto, já que elas guiam a leitura dos olhos através das serifas. Porém, são melhores para textos grandes.
Quando a intenção é destacar um título ou chamado – como é o caso da maioria dos impressos para campanha de marketing – geralmente é costume recorrer a tipografias sem serifa. Tudo porque elas parecem mais organizadas e deixam a diagramação mais limpa, facilitando e tornando a leitura mais agradável.
Já as famílias tipográficas representam um conjunto de fontes que possuem características semelhantes. Entre as com serifa, podem ser consideradas as principais:
- Humanistas: parecem escritas à mão no estilo clássico, como a Garamond;
- Transicionais: são mais agudas, com serifas finas e inclinadas, como a Caslon;
- Modernas: mais retas, espessas e altas, como a Bodoni;
- Mecânicas: mais retangulares, muito usadas em propagandas, como a Clarendon.
Já do lado das sem serifa, existem algumas famílias mais tradicionais:
- Geométrico: usam formas geométricas, como a Futura;
- Humanistas: também têm leve aparência de escrita à mão, como a Frutiger;
- Grotesco: veio das mecânicas, mas sem serifa, como a Vectora;
- Gothic: a espessura varia, originária da família Grotesca, como a Franklin Gothic;
- Neo Grotesco: outra variante da Grotesca, como a famosa Helvetica.
Por fim, ainda existem outras possibilidades, como as cursivas, fantasias, góticas e históricas. E para escolher a tipografia ideal para a sua campanha, é preciso atentar a alguns detalhes.
Como escolher a fonte ideal?
A legibilidade é um dos fatores principais. Existem fontes que ficam bem ‘sozinhas’, mas para textos maiores tornam a leitura difícil e cansativa. E ninguém deseja isso na hora de criar um material impresso. Aqui o mais importante torna-se escolher uma tipografia de leitura agradável, que pode até incluir serifa a depender do caso.
Já se o panorama visual geral da arte em questão for mais importante que o texto escrito em si, a facilidade em ler a fonte perde um pouco da importância. Nesse caso, dá-se prioridade a fontes mais estilosas como as cursivas sem serifa. Também é interessante diferenciar o título do texto: o primeiro com uma fonte adequada e o segunda com outra.
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Entender a importância das fontes já é o primeiro passo para nunca mais errar na escolha nas próximas campanhas de marketing que colocar em ação. Também é sempre essencial saber escolher a gráfica onde vai imprimir os materiais impressos, já que a garantia de qualidade faz toda a diferença na hora do resultado final.
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