Nós vemos diariamente centenas de marcas e algumas bem famosas e antigas, como Coca-Cola e McDonalds. A criação das marcas é um processo trabalhoso e que exige pesquisas e dedicação de profissionais de marketing e design, justamente para elas expressarem a verdadeira essência da empresa.
Muitas marcas adotam recursos para atrair a atenção do consumidor, como cores e símbolos, mas alguns são subconscientes, muito eficazes na hora dos clientes optarem por uma marca ou outra.
13 marcas em especial utilizaram de significados subconscientes. Veja a seguir o que está por trás do logotipo destas grandes empresas.
1. Há uma bandeira dinamarquesa por trás do logotipo da Coca-Cola.
2. O logotipo da LG estaria associado ao Pac Man, ao juntar o L com o restante do símbolo.
3. O logotipo da BMW pode ser visto como uma hélice de avião, propósito original da empresa, ou uma pequena parte da bandeira da Barbaria.
4. O número 1 da fórmula 1 estaria associado à velocidade.
5. A letra “B” dos fones Beats foi projetada para se parecer com um fone visto de lado.
6. O “C” da empresa de pneus Continental se parece com um pneu visto de lado.
7. O símbolo da Toyota se assemelha a um ideograma japonês, que decomposto vira o nome da própria empresa.
8. A Sony Vaio criou um logotipo que simboliza a união entre o sinal analógico e o digital, sendo a onda e o sistema binário.
9. A palavra mordida em inglês é “Bite” que estaria associada ao termo de computação usado inclusive pela Apple.
10. O símbolo da Adidas representa os obstáculos que um atleta deve percorrer ao longo de sua trajetória.
11. O símbolo da Amazon forma um rosto na letra A e Z, representando que os clientes podem encontrar produtos de A a Z em sua loja.
12. O “H” da Hyundai representa a fidelidade de um assessor e um cliente apertando suas mãos.
13. McDonald’s: apesar de muitas controvérsias – já que a própria marca tentou mudar de símbolo no passado – de acordo com o psicólogo Louis Cheskin, o logo faz referências a um par de seios protuberantes, o que estaria relacionado a um apelo sexual. Este método associado à cor vermelha era muito difundido na década de 60 e ainda é nos dias de hoje, como forma de induzir o cliente à aquisição do produto em um intuito de obter algum tipo de prazer com ele. Muito perspicaz, não é mesmo?
Fonte: Universo Inteligente.