Os folders são muito convenientes para divulgar qualquer produto ou marca. É uma maneira rápida e barata de uma empresa chegar ao seu público-alvo para contar as novidades do negócio e também ganhar novos clientes. Ainda assim, elaborar aquela peça que vai de fato vender a sua ação nem sempre é alcançado. O motivo principal é a falta de pequenos detalhes que fazem toda diferença.
Então confira as nossas dicas para elaborar um folder vendedor e ganhar ainda mais notoriedade no marketing da sua empresa.
1. Você tem apenas alguns segundos para ganhar seu cliente. Aproveite-o.
Quando o folder é entregue, o cliente leva cerca de 10 segundos para analisar o conteúdo de forma superficial. Se você não souber trabalhar esse tempo, pode gerar uma peça dispensável. Sabendo disso, busque uma frase de chamada eficiente, atrativa e direta. Evite, contudo, textos complicados e que sejam completamente exagerados na capa e na contracapa.
A mensagem interna deve ser passada de forma verdadeira, apresentando de forma institucional sua empresa e mostrando vantagens, benefícios e detalhes dos seus produtos ou serviços rapidamente. Caso tenha alguma desvantagem que precise ser falada, cite-a. Isto gera mais credibilidade a sua empresa na visão do cliente.
Se você obedece as duas dicas acima, seu folder poderá ser guardado pelo receptor. Mesmo que ele não leia naquele momento, ficará reservado para outra ocasião.
2. Siga a regra do ‘menos é mais’
Letras cursivas ou com enfeites só devem ser usadas se remeter à ideia do folder e de forma bem pontual. Você não precisa e não deve usar de artifícios de cores vivas demais, contrastes exagerados, fontes com muitas firulas achando que seu cliente se sentirá atraído dessa forma.
Outro erro muito comum é se importar apenas em fazer aquela peça cheia de detalhes e o texto acabar ficando em segundo plano. A mensagem do seu folder é o principal elemento dele. O conteúdo é tudo em uma campanha de marketing. Um layout exagerado vai assustar e não atrair clientes.
Então, trabalhe para que seu folder seja facilmente lido, com um design mais clean e funcional.
3. Defina o que será comunicado
Falar da proposta da sua empresa em um folder, com foco específico para divulgação institucional, produtos ou serviços, gera mais resultados e converte mais.
Você não precisa fazer uma peça longa e cheia de conteúdo se não quiser ou achar desnecessário. Entretanto, a mensagem principal de sua empresa precisa estar presente de uma maneira enfática e em destaque.
Então foque no essencial. Produza um conteúdo leve e de fácil leitura que prenda o seu cliente. Apresente de uma maneira inovadora e criativa. Não deixe as informações muito complexas ou descritivas. Estas informações complementares podem ser obtidas por meio de canais de atendimento, e-mails ou telefones que você deixará no folder. Isto também é uma maneira de prender o potencial cliente para um contato mais direto e personalizado no futuro.
4. Formato e acabamento
O formato do seu folder vai depender da quantidade de conteúdo que será utilizado. Os modelos tradicionais são dois:
# 2 dobras com 6 abas.
# 1 dobra com 4 abas.
Caso a mensagem que você precisa passar para o receptor seja um conteúdo maior e que não pode ser reduzido, também há a possibilidade de fazer folders em formato de caderninhos. Eles organizam ainda mais o produto e deixam a peça totalmente fluida na mão do seu cliente, como um catálogo.
Já o acabamento precisa de uma atenção mais que especial. Folders com dobras onde o conteúdo fica ‘quebrado’ entre uma aba e outra não leva à uma imagem agradável. O padrão de cores indicado é o CMYK e a sangria para dobra entre uma aba e outra não deve ser menos do que 5 mm.
5. Organize o conteúdo corretamente
Não deixe o seu cliente perdido sem saber onde começa e onde termina o seu folder. Divida a peça de acordo com a importância da informação. O padrão para um folder de 6 abas deve ser o seguinte:
# Capa: onde você coloca o título do folder, uma frase de chamada e a logomarca da empresa.
# Apresentação da empresa, produto ou serviço: onde estará toda a informação institucional.
# Produtos e serviços: 2 abas com todas as informações da mensagem que está sendo passada. Esta parte é onde se detalha o conteúdo, apresentando benefícios, vantagens, modo de fazer, detalhamento técnico, etc.
# Referências: como exemplo você pode citar os parceiros, patrocinadores e certificados de garantia.
# Contatos: disponibilize todos os canais que o cliente precisa para chegar até o seu negócio.
Um bom folder não é difícil de fazer, só é preciso atenção para não perder nenhum detalhe e passar sua mensagem adequadamente!