Já faz tempo que o flyer é usado como forma de promover eventos, lançamentos e produtos pelos mais diversos segmentos. Esse tipo de material faz sucesso justamente pela rápida disseminação que promove, com a informação que deseja passar chegando em pouco tempo a muita gente. E daí vem o seu próprio nome, que em inglês significa ‘voador’.
As campanhas de comunicação e marketing com impressos são estratégia recorrente para a maioria das empresas, principalmente aquelas que procuram divulgar uma novidade em locais próximos à sua área de atuação. E o flyer se destaca entre eles pelo custo-benefício e pela facilidade de distribuição.
O que é o flyer?
É comum encontrar quem confunda flyers com outros tipos de impresso, principalmente os folders. A grande diferença está no forma: enquanto o flyer tende a ser em uma só folha (frente e verso ou só frente), o folder costuma ser produzido em papel de tamanho A4 e com três dobras – formando uma espécie de livreto. Importante notar também que flyer é o mesmo que panfleto ou folheto: todos são materiais impressos em dimensões parecidas, como 15×10 cm, 15×15 ou 15×20, por exemplo.
É justamente o tamanho reduzido que permite o grande alcance desse tipo de material. Afinal, fica mais fácil para quem recebe guardá-lo no bolso e ler depois quando as dimensões são pequenas. Assim, acaba sendo muito usado como forma de divulgar eventos e serviços, principalmente, mas também produtos e até mesmo para reforço de marca.
Como fazer flyers de sucesso?
Ao definir por sua campanha de marketing com o uso de flyers, chega a hora de pensar na produção do material ideal para o que deseja. E o grande atrativo deles são, realmente, o custo-benefício: por serem pequenos, a impressão é mais barata e se torna possível encomendara grandes quantidades sem gastar muito. Assim, o seu negócio garante uma ampla divulgação pagando pouco.
E não é difícil elaborar um flyer de sucesso para se comunicar de maneira rápida e efetiva com o público-alvo. Pense em um layout agradável, com cores e imagens que sejam condizentes com a mensagem que vai passar – e também com a identidade visual da marca (lembre-se que esse material precisa chamar a atenção de primeira!). Com o pouco espaço, não polua o material com excesso de informação em texto: seja sucinto e transmita em poucas palavras o que quer falar. Mas não se esqueça de dar todos os dados necessários ao leitor, como endereço e site da empresa.
A distribuição também é fator essencial para o sucesso da campanha. Procure locais de grande circulação de pessoas e que tenham um público dentro do que procura – os horários também são importantes. Por exemplo, se você mira jovens e adolescentes, entregar o flyer na saída de escolas ou universidades pode ser uma boa ideia.
Não esqueça da gráfica
É claro que definir com carinho a gráfica onde vai imprimir os flyers também faz toda a diferença. Escolha uma empresa que não só garanta a qualidade do produto final, como também ajude em todas as etapas, entregue dentro do prazo estipulado e ofereça um bom suporte pós-venda.
Venha conhecer a MediaTall, a gráfica que faz tudo isso e ainda entrega em até 24 horas para você!