Nem todo mundo está acostumado com o conceito de acabamento no meio gráfico. Na hora de definir como deseja a finalização de seu material impresso, muitos são pegos de surpresa e não sabem o que fazer. Mas a verdade é que os acabamentos são partes fundamentais de qualquer arte e podem fazer a diferença de uma campanha.
Qualquer peça recebe um acabamento antes de ser entregue. Existem os mais simples e conhecidos, como a envernização e a laminação, e outros mais sofisticados – como o hot stamping e o alto ou baixo relevo. Seja como for, o objetivo é diferenciar o material e/ou dar ênfase a algum ponto específico dele. Deixá-lo mais bonito e elegante é a consequência final.
Para tirar todas as dúvidas e ajudá-lo a escolher sempre o acabamento mais adequado para o que você procura, preparamos esse guia sobre cada um dos principais. Confira.
Verniz
O verniz é usado para melhorar a aparência do impresso e dar mais brilho a ele. Naturalmente, o tratamento deixa o material mais brilhoso, elegante e sofisticado. A envernização também realça as cores e traz maior credibilidade – pois não fica parecendo um trabalho amador ou feito sem cuidado.
O uso de envernização ocorre mais em cartões de visita, mas também pode ser usado com sucesso em flyers ou panfletos. Outro detalhe importante: a aplicação do verniz pode ser feita em toda a área ou apenas em um pedaço específico, valorizando essa parte que foi envernizada em relação ao resto.
Laminação
A laminação é outro acabamento que dá ao impresso sutil efeito fosco de refinamento, mas com mais sobriedade que um material brilhoso. A aplicação é feita pela gráfica com aplicação de calor, dando uma aparência de elegância crua ao flyer ou panfleto. É ideal também para cartões de visita.
O tratamento com laminação ainda deixa o impresso mais forte e resistente. No entanto, não é qualquer tipo de papel que pode receber esse acabamento, então não deixe de entrar em contato com o profissional que vai imprimir seu material para ter certeza que o resultado sairá como desejado.
Relevo
Ainda no grupo de boas soluções de acabamento para sofisticar a sua campanha de marketing com impressos está o relevo. A aplicação de alto ou baixo relevo no material definitivamente apresenta um diferencial ao olhar do público, mostrando ao menos que o empresário investiu para fazer algo atraente e de boa apresentação. Apesar de ser elegante, é discreto e ideal para passar uma imagem de sobriedade.
O relevo pode ser aplicado em papeis com gramatura acima de 180 gramas. Embora seja mais encontrado em cartões de visita, também pode ser usado no seu flyer ou panfleto, contanto que com moderação e uma ideia bem pensada – para destacar determinado ponto ou informação do impresso.
Hot stamping
O hot stamping é aquele efeito metal que uma imagem ou fonte pode receber no impresso – muito comum em cadernos, por exemplo. A camada metalizada é fixada no material através da pressão em uma fita, derretendo o pedaço escolhido para aplicação e deixando ali a aparência diferente.
Não costuma ser aplicado em todo o impresso, justamente por ser bastante ousado e chamativo – sendo mais indicado para apenas algumas partes que se pretende destacar. Se feito da maneira correta, o hot stamping também pode dar uma sensação de elegância, mas cuidado: o excesso traz a imagem contrária, podendo ficar brega aos olhos do leitor.
***
Escolher o acabamento para impressos ideal em seu flyer ou panfleto pode ser uma decisão difícil. Pense bem no que deseja comunicar e atente para não ter excesso de informação no material – com cores, imagens e acabamentos “brigando por atenção”.
Após definir o que quer, chega a hora de pensar em onde vai imprimir. A MediaTall entrega em até 24 horas para você e contribui com todas as dicas que precisar para ter o resultado que espera. Venha nos conhecer!