Já não é de hoje que materiais impressos são usados como forma de divulgação para negócios, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. O uso desse tipo de estratégia, quando bem feito, ajuda bastante na criação e apresentação da imagem desejada para a empresa, naturalmente impulsionando as vendas do produto ou serviço oferecido.
Por proporcionar o contato mais direto com o público, a propagando através de um flyer tende a ser mais imediata. Com estímulo textual e visual para quem recebe, é possível atrair rapidamente a atenção para a mensagem a ser passada, otimizando os resultados. Embora sejam voltados primariamente para promoções e eventos, também podem ser usados para qualquer tipo de anúncio do seu negócio.
Ao transmitir a informação de modo claro e rápido, o flyer se tornou aos poucos uma das formais de comunicação mais usadas por empresas para chegar ao público. O alcance de distribuição pode ser bem grande, seja através de distribuição nas ruas ou posicionados em estabelecimentos parceiros. Assim, você chega a mais pessoas em menos tempo. Quer mais eficiência? Confira as dicas abaixo!
O que é um flyer?
Um flyer pode ser definido como um impresso de pequeno porte para ser distribuído nas ruas. O nome em inglês quer dizer “voador” – e o significado é mesmo para ser quase literal: chegar rapidamente “voando” a um grande número de potenciais clientes para o evento ou negócio divulgado por ele. Por isso, costumam ser encomendados em grande escala e geram baixo custo de produção.
Pelo lado técnico, flyers costumam ser produzidos em:
- papel couchê fosco ou brilho;
- tamanho A5 ou A6;
- gramatura variando entre 230g e 250g.
A impressão offset é de maior qualidade e costuma ser usada para pedidos de grande quantidade. Já a impressão digital pode ser mais personalizada e é recomendada para tiragens menores.
Como fazer um flyer atrativo?
O grande objetivo do flyer é, claro, estimular o potencial cliente a ao menos buscar saber mais sobre seu negócio. Para isso, um design e layout atrativo, limpo e organizado é essencial. Imagens e cores bem distintas e não conflitantes entre si também são de imensa ajuda na atratividade do material. Se você não tem experiência com os softwares de editoração mais populares, provavelmente será mais vantajoso procurar os serviços de um profissional capacitado. Embora possa parecer gasto desnecessário a primeiro momento, a longo prazo pode se mostrar bastante benéfico.
Saber passar as informações sobre o que está oferecendo de maneira clara e curta – já que o espaço de um flyer costuma ser limitado – é outro fator primordial para que o cliente realmente pare e leia o que está escrito ali. Existem inúmeros exemplos de flyers excessivamente poluídos que acabam sendo descartados sem ao menos serem lidos. Muita informação é prejudicial ao objetivo final, já que pode afastar o leitor que fica sem nem “saber por onde começar”. Geralmente o texto é imperativo, chamando a pessoa para a ação.
E a distribuição?
Normalmente os flyers são entregues nas ruas a quem passa. Aí entra a necessidade de um trabalho anterior mínimo de pesquisa de mercado para saber escolher as localidades onde vai posicionar seu material. Se você busca um público jovem, porém adulto, as portas de universidades podem se mostram ideais. Se procura adolescentes, saídas de escolas são uma das soluções mais adequadas. Seu produto ou serviço comunica apenas para mulheres? Vá a locais de público majoritariamente feminino, como salões de beleza e academias femininas. É preciso saber para quem falar para que a comunicação seja efetiva.
Já a equipe de distribuição precisa ser agradável e não tentar forçar o recebimento do flyer. Para tal, o treinamento de pessoal ou a contratação de empresa especializada na área faz a diferença.
A mesma campanha feita nos flyers impressos a serem distribuídos também pode, ou até deve, ser usada online pela empresa para aumentar a eficácia. As chamadas no site e nas redes sociais mostram integração de marketing e ajudam a fixar a marca na cabeça do cliente.
Recapitulando
Vamos lembrar aqui as principais vantagens que um flyer pode trazer para sua campanha:
- Alcance grande e rápido
- Chamada para a ação
- Excelente custo-benefício
Não há dúvidas que passar a usar flyers nas divulgações podem colocar o marketing de sua empresa um passo a frente. Em pouco tempo, muita gente vai ficar por dentro do que você quer comunicar. E isso é o que importa na hora de divulgar sua marca.
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