Construir a imagem e a identidade visual de um advogado ou a de um escritório de advocacia consiste em técnicas similares às de uma marca voltada para o mercado, ainda que as normativas que tratam sobre a publicidade do ramo sejam demasiadamente restritivas. Tais medidas podem limitar o trabalho publicitário, mas, de maneira, nenhuma impedem sua prática, desde que ela esteja alinhada ao Código de Ética e Disciplina, assim como ao Estatuto da OAB.
A publicidade do advogado ou da sociedade de advocacia é permitida desde que em caráter informativo, isto é, que seja para levar conhecimento ao público, ou aos clientes, dados objetivos relacionados aos serviços de advocacia. Partindo desse princípio, podemos usar a papelaria corporativa como um instrumento de divulgação sem infringir as regras.
Saiba como os itens de papelaria corporativa podem trabalhar a seu favor na construção e na propagação da sua imagem.
Cartões de visita
São indispensáveis e insubstituíveis para a apresentação de um profissional. Não há um instrumento mais eficaz para comunicação e prospecção que os cartões de visita, por isso é recomendável investir nos aspectos gráficos, escolhendo um visual elegante aliado à impressão de qualidade. Lembre-se de que não é permitido o uso de cores chamativas. Escolha aquelas que estejam de acordo com a sobriedade da profissão.
Inclua todas as informações básicas de contato, como seu nome completo, especialidade, registro da OAB, endereço do escritório, telefones e e-mail. Entregue-o a parceiros, clientes e pessoas interessadas em seus serviços. Você pode verificar aqui as melhores ocasiões para fazer a troca de cartões com outras pessoas.
Papéis timbrados
A padronização do material de escritório transmite a sensação de ordem e aumenta a credibilidade do profissional. Podem ser usados em petições, cartas, contratos e demais documentos que configurem meios de comunicação formais entre autoridades e clientes.
O formato usual é o A4 (21 x 29,7 cm), seguindo o padrão de papéis da ABNT. É necessário que o espaço central esteja em branco, sendo aceitável apenas o logo da associação como marca d’água. Nome, registro e demais informações devem ficar concentradas no cabeçalho e no rodapé.
Envelopes
Assim como os papéis timbrados, os envelopes também estão sempre circulando pelas mãos de pessoas importantes, com o agravante de serem ainda mais visíveis que os documentos. Manter um padrão gráfico elegante demonstra que o profissional é zeloso com o trabalho e, sendo assim, clientes e potenciais clientes terão mais confiança em seu serviço.
Pastas
Configuram-se na maneira mais apropriada de armazenar e organizar papeladas, além de ser o modo mais elegante de apresentá-los quando necessário. Também podem ser distribuídas durante congressos, eventos acadêmicos ou profissionais, servindo como um brinde realmente útil.
Panfletos
Além de funcionarem como extraordinária ferramenta de divulgação, os panfletos têm o preço drasticamente reduzido quando impressos em grande quantidade. Ou seja, quanto mais você divulga os seus serviços, menos vai pagar por isso.
O panfleto não é o espaço indicado para textos longos, então seja conciso. Use-os para se diferenciar dos demais escritórios, escrevendo sobre a sua especialização. Cuide sempre para manter um visual sóbrio, conforme exige o Código de Ética.
Saiba que é permitido divulgar eventos nos quais o advogado participará como palestrante e aproveite para tornar o seu nome uma referência na sua área de atuação.
Folders
Os folders são outra maneira eficaz de promover um escritório de advocacia, pois dispõe de mais espaço do que os panfletos, o que significa que mais informações podem ser divulgadas. Aproveite para escrever sobre assuntos pertinentes a sua especialização, sem se esquecer de separar os temas por subtítulos, a fim de proporcionar uma leitura mais fluida e agradável.
Catálogos
A publicidade informativa da sociedade de advogados que se reserve a disseminar conhecimento para clientes e parceiros é permitida pelo Código de Ética. Aproveite para criar catálogos de serviços, apresentando todos os profissionais de Direito que trabalham no mesmo escritório, mencionando qualificações profissionais, formas de contato e horário de expediente.
Por serem peças de alta complexidade, os catálogos podem ser confeccionados em menores quantidades e distribuídos somente a quem se interessa pelos serviços. Este é o item mais indicado para aqueles que trabalham em conjunto, pois transmite profissionalismo e agrega valor à toda a equipe.
Com esses materiais, o advogado ou associação de profissionais de Direito terá as estruturas do marketing jurídico bem estabelecidas para prospectar e fidelizar clientes. Não perca tempo mais, entre em contato conosco agora mesmo!