Uma estratégia de divulgação eficiente para a sua empresa não precisa custar caro e nem mesmo ser algo complicado, os flyers são grandes exemplos disso. Como o próprio nome em inglês sugere, o flyer é feito para “voar” e tem dimensões perfeitas para isso, pois ao contrário dos folders e panfletos, é apenas uma folha, não tem dobras, é feito em A5, ou até menor.
As principais recomendações do uso do flyer são: campanhas pontuais da empresa, divulgação de uma promoção relâmpago, promoção de um evento, ou lançamento de um produto ou de um serviço.
O flyer é o tipo de material que pode chegar a qualquer lugar a partir do momento que começa a ser distribuído, aí está a sua primeira vantagem: o poder de alcance. É uma estratégia de marketing barata, que atinge milhares de clientes em potencial.
Mensagem
Pelas suas dimensões reduzidas, o flyer não pode ser usado para colocar muitos detalhes, devendo conter mensagens bem específicas e curtas, até porque sua intensão é uma leitura rápida, chamando para uma ação pontual. Então, coloque frases de efeito que resumam a campanha, ou um slogan, e aposte sempre no contraste de cores entre o fundo e a mensagem, tudo para destacar a ideia que precisa ser transmitida.
O título e o slogan parecem não ter muita importância, mas eles são capazes de definir se o restante do material será lido ou não. Quando alguém pega um flyer, primeiramente lê o título, se ele despertar curiosidade, lê o restante da mensagem – caso contrário, apenas descartará o impresso. Portanto, capriche nas palavras iniciais!
Imagens
Por mais impactante e dinâmico que seja o texto, o flyer também precisa ter uma ou duas imagens, não mais que isso. O aspecto visual é importante para atrair o público, por isso, a fotografia ou gravura deve ser bem pensada e chamativa.
Distribuição
Mas, de nada adianta elaborar um flyer de qualidade se a divulgação for falha. Portanto, planeje bem suas ações. Não saia distribuindo flyers de fitness em porta da churrascaria, nem flyer de churrascaria para veganos. Para usar esta estratégia conheça bem o público a que se destina, senão será dinheiro perdido. Pense onde esta seu público, quais lugares frequenta e vá ao encontro dele. Distribua o flyer no local onde se encontra o maior volume do seu público-alvo. Logicamente, há produtos destinados para a grande massa, neste caso, há mais lugares populares para distribuição.
Retorno
E finalmente, mas muito importante, é tentar calcular a conversão desta ação de marketing, ou seja, verificar quantos potenciais clientes atingidos pelo flyer se tornaram, de fato, consumidores da sua marca, ou realizaram a ação esperada, como comprar o ingresso do evento ou ir ao lançamento de seu produto. Este cálculo é bastante difícil de fazer no caso de flyers, pois eles são distribuídos aos milhares e passam de mão em mão indo longe. Mas vale a análise de verificar quanto aumentou a procura pela sua empresa, pelo seu site, ou a venda de seu produto/serviço. Para toda ação bem planejada é preciso ter retorno! Os flyers são baratos, de amplo alcance e com boas taxas de conversão.