Um dos itens mais procurados por quem deseja realizar uma campanha de marketing com impressos, o panfleto, aparece no topo da lista por apresentar excelente custo-benefício. Com produção barata, grande alcance e resultados rapidamente mensuráveis, esse tipo de material é sempre bem-vindo na hora de divulgar um novo produto, promoção, evento, entre outros.
E para garantir um bom desfecho para sua campanha, é essencial pensar com carinho na diagramação do panfleto. Essa parte do planejamento pode prejudicar o resultado final caso não seja observada com a atenção que merece, já que determina o quanto o impresso pode ser atrativo para o potencial cliente – fazendo com que ele realmente pare, olhe e leia o que receber.
Por isso, a MediaTall separou cinco dicas para que comece com o pé direito a produção do seu panfleto. Veja a seguir!
1) Identidade visual
O primeiro item a ser observado no processo de planejamento e diagramação do panfleto é a identidade visual. É imperativo que ela siga o que a empresa já venha fazendo recentemente, em todos os aspectos do material.
Tipografia, cores e todos os elementos visuais do impresso devem estar alinhados com outras produções da marca, passando ao leitor uma sensação de familiaridade e segurança, além de facilitar a identificação assim que recebê-lo em mãos.
2) Cores
Combinar as cores de maneira correta na hora da diagramação assegura que elas joguem a favor do seu impresso. Para isso, é preciso sempre atentar para a psicologia das cores, já que cada uma remete a sensações diferentes nas pessoas – cores quentes como vermelho e amarelo são mais excitantes; as frias como verde e azul são relaxantes.
O uso de contrastes também ajuda bastante na leitura, com cores escuras sobre fundos claros, por exemplo. Além disso, deve-se sempre seguir a identidade visual planejada para anteriormente para a marca e mantendo o panfleto alinhado com ela.
3) Imagens
Como já dito acima, as imagens também devem seguir o planejamento. Ou seja, precisam estar de acordo com a campanha. É importante também que não causem efeito de poluição visual, com excesso de informações, conflitando com os textos e cores do resto do panfleto. Saber posicionar a imagem na diagramação também faz toda a diferença.
Não se esqueça de assegurar que a foto escolhida para ilustrar o panfleto seja disponibilizada na melhor qualidade possível, para que o resultado na impressão fique dentro do esperado.
4) Tipografia e texto
Não menos importante que cores ou imagens, a forma e o conteúdo do texto do seu impresso precisam ser muito bem pensados durante o processo de diagramação. O ideal é que a tipografia escolhida seja de fácil leitura – afinal, esse é o grande objetivo do panfleto.
Outro ponto importante é o contraste entre a letra e a imagem, com cores opostas, e caso seja colocada por sobre a foto, que se use fonte regular e negrito.
Também é preciso prestar atenção na quantidade de texto: escrever muito pode dispersar a atenção e cansar o leitor com o excesso de informação. E ainda cuidado nos erros de português!
5) Organização e legibilidade
O grande objetivo do panfleto é ser o mais claro possível na transmissão de informação ao leitor. Por isso, é preciso executar a diagramação de maneira que tudo fique bastante organizado e legível para ele.
Ordene as informações por relevância, dando destaque às mais importantes. Isto é o principal a se fazer na hora de diagramar. E para garantir a legibilidade, preste atenção nos espaçamentos, no tamanho das fontes e em evitar qualquer tipo de poluição visual que possa atrapalhar a leitura.
Seguindo estas dicas, seu panfleto ficará com uma diagramação mais harmoniosa e atrativa para seu cliente!
***
Após cuidar de todos os detalhes da diagramação do panfleto, também é fundamental pensar com carinho na gráfica que vai imprimi-lo. Afinal, todo cuidado é pouco para assegurar a melhor qualidade no resultado final. Acesse www.mediatall.com.br e conheça mais sobre a gráfica que entrega em até 24 horas para você!