A construção de uma marca forte é um dos maiores desafios para uma empresa, principalmente no início de sua existência. O seu negócio pode até ser um produto inovador e exclusivo, mas sem uma referência de qualidade ele não ganha a popularidade que merece.
Sendo assim, veja algumas dicas de como construir um nome e ter a marca bem conceituada no mercado. É a partir de tal ação que o sucesso do seu negócio com certeza será alcançado.
A importância de uma marca memorável
Uma maçã mordida é apenas uma maçã mordida, mas quando ela é impressa em um celular, por exemplo, com certeza será referência para uma das maiores marcas de tecnologia do mundo: a Apple. O desenho ou a fonte utilizada na construção da marca é o principal elo que o seu negócio terá com o público.
É através da sua marca que o público identificará não apenas o produto a ser vendido, mas também a referência à qualidade ou o inverso nos serviços prestados. Trabalhar de uma forma única tudo isso é o diferencial que vai fazer do seu empreendimento um sucesso no setor em que atua.
Publicidade dirigida é indispensável
Citamos o caso da marca Bombril. Se você mostrar para qualquer pessoa nas ruas um pedaço de palha de aço e perguntar o nome deste produto, a grande maioria, senão todas, fará referência à marca e não ao objeto em si.
Isso nada mais é do que um ótimo resultado de publicidade dirigida da marca. Desde quando iniciou suas atividades no Brasil, em 1948, a empresa focou em seu principal produto como necessidade de transformação para as donas de casa. A ideia era ter algo que facilitasse as atividades do dia a dia com algo de qualidade e referência e surgiu o slogan “1001 utilidades”.
Dessa forma, mesmo com o surgimento de outras marcas que fabricam também palhas de aço, a Bombril sempre esteve como referência para tal produto. A língua portuguesa explica essa troca de produto pela marca como uma figura de linguagem: a metonímia. Já para o marketing, Publicidade Dirigida é o melhor termo a ser usado.
Assim como a Bombril, mais marcas também passam pela mesma situação: Maisena, Gilette, Modess, Caldo Knorr, entre outros. É indispensável trabalhar o marketing de seu produto como único do mercado, principalmente se é algo exclusivo e novo. Mesmo existindo outros semelhantes, cada um tem a sua particularidade que o faz especial. Foque nisso.
Venda referência e não apenas imagem
Trate o seu produto como único. Este é o segredo para ter o sucesso que ele precisa. Não foque em construir um desenho cheio de detalhes e chamativo, pois não é isso que vai chamar a atenção do seu público.
Um grande exemplo do que foi citado acima, são as marcas que trabalham apenas com logos tipográficas, como é o caso da Coca Cola, Adidas, Nike, FedEx, Google, Instagram, Facebook, entre outras. É a velha referência do “Menos é Mais”, que sempre surge quando o assunto é a construção de marcas promissoras.
Observe que as marcas mais lembradas são aquelas onde a empresa vende a referência do produto, a qualidade do serviço, e não a imagem. No final, não lhe servirá ter um produto ou um serviço de qualidade ruim, mas com alto investimento em marketing. Ele até pode ganhar visibilidade no início, mas não se destacará por muito tempo no mercado.
Então, além de criar uma logo bonita para sua marca, invista em publicidade, aplique ações de marketing inteligente e direcionada e lembre-se: sempre ofereça um valor para seu cliente. Este é o segredo para ter uma marca forte e de sucesso no mercado.