29 junho

Perfil ICC: para que serve?

O processo de criação da arte e do envio do arquivo de um material impresso passa por diversas etapas fundamentais para a qualidade do produto final. Há quem ache que basta realizar um design atrativo, enviar em qualquer formato e esperar o resultado igualzinho na impressão, mas não se engane: exige muito mais que isso, sob o risco de qualquer descuido influenciar no fim.

Entre todos os passos necessários para cuidar com carinhos dos mínimos detalhes do que está sendo entregue à gráfica responsável pela impressão –  que você pode conferir no nosso Guia do Fechamento de Arquivo – se inclui ainda o Perfil ICC. Prestar muita atenção nele faz toda a diferença para o resultado das cores do material após a produção, então por isso se torna fundamental no processo.

O que é o Perfil ICC?

O Perfil ICC é um arquivo em extensão .icc ou .icm que é usada nas impressoras para identificar as cores e a relação delas entre o papel e a impressão. Ele basicamente faz a gestão das diferentes cores em todo o processo – passando pela tela do computador, pela digitalização, pela impressão e para o papel. O ICC ainda corrige diferenças e define quanto de tinta será preciso para cada mídia diferente. Somente com ele é possível atingir a melhor qualidade das cores no resultado final do material impresso.

Para que serve o Perfil ICC?

O Perfil ICC faz a ‘comunicação’ entre toda a cadeia gráfica da impressão, que é composta por equipamentos periférios que não ‘falam a mesma língua’ – um monitor tem síntese aditiva RVB, por exemplo, enquanto o papel tem síntese subtrativa CMJN. É preciso algo que traduza tudo para o resultado final da impressão ser exatamente o que foi visto na tela na hora da criação.

Cada impressora de marcas diferentes possui o seu próprio ICC, geralmente customizados, feitos sob encomenda. É a maneira de garantir fidelidade na transmissão para o papel. Em suma, ele faz a definição de cores de uma impressão de acordo com momentos e condições específicas.

O cliente não pode esperar uma tradução exata dos tons observados no computador no software de edição para o impresso final. Existe sempre uma variação de aproximadamente 10%, mas com os devidos cuidados – como vistos no Guia do Fechamento de Arquivo e na importância do Perfil ICC – é possível observar a maior qualidade possível de cores, com mais vivacidade e fidelidade no papel.

***

Existem muitos detalhes a serem pensados durante toda a produção de uma campanha de marketing com materiais impressos. Todo cuidado é pouco para que o resultado seja o esperado, e as cores são parte essencial do processo.

E claro, a gráfica escolhida também faz toda a diferença: é preciso encontrar uma de confiança, que garanta qualidade e ainda ofereça todo o suporte para o cliente. Venha conhecer a MediaTall, a gráfica que entrega em até 24 horas para você!

ABOUT AUTHOR

Marcelo Vicente

Marcelo Vicente é sócio-fundador da MediaTall, gráfica de São Paulo que atende a todo Brasil. Além de empresário digital, palestrante e consultor estratégico de negócios em ambiente on-line, Marcelo criou esse Blog para compartilhar dicas, experiências e muitos aprendizados do mercado gráfico em geral.