18 outubro

Os melhores programas gratuitos de design gráfico na internet

Realizar uma campanha de marketing com materiais impressos exige diversos cuidados e detalhes. Um dos principais é a arte que vai ser usada no panfleto, folder, banner ou o que preferir, já que o aspecto visual faz toda a diferença para captar a atenção do público e a se comunicar com sucesso. Muita gente prefere contratar um profissional para isso, mas o design gráfico pode ser feito de maneira própria em caso de orçamento apertado.

E para quem vai fazer o layout do material sozinho, seja por falta de dinheiro ou por preferência, existem diversas alternativas na internet – todas voltadas para trabalhar com design sem grandes dificuldades, em geral bastante intuitivas e com um bom número de funcionalidades. Muitas delas são gratuitas, deixando ainda mais fácil e prática a elaboração da arte para o impresso.

Embora as opções grátis não sejam tão completas quanto as pagas, naturalmente, ainda assim é possível criar um belo design gráfico para o seu impresso sem sair de casa: basta ter computador e acesso a internet. Então conheça os melhores softwares online gratuitos para ajudar a sua campanha.

Gimp

O Gimp não é usado online, mas você pode fazer o download do programa através do site oficial. Além de ser gratuito, o software também tem código aberto, o que promove constantes atualizações e novas funcionalidades por parte dos próprios usuários. Além de ter fácil navegação e usabilidade, ele é considerado por alguns especialistas do meio como a a melhor opção grátis encontrada na internet em relação ao Photoshop – que é o grande nome quando se trata de edição de imagens.

Pixlr

Ao contrário do Gimp, o Pixlr é uma alternativa completamente online para quem deseja editar e tratar imagens ou ainda criar uma arte para o seu impresso. Logo de cara é possível definir as dimensões do projeto, então é possível adaptar o tamanho desejado para o material que for – panfleto, banner, folder, etc. O programa é simples e leve, com as opções ‘Editor’, mais elaborada, e ‘Express’, para adicionar efeitos rapidamente em uma foto. A primeira é a indicada para quem pretende criar layouts.

Inkscape

Se os dois programas acima funcionam como substitutos para o Photoshop, o Inkscape surge como opção a outros softwares muito usado para design gráfico e elaboração de artes: o Corel Draw e o Illustrator. Para baixá-lo, acesse o site e faça o download. Depois é só seguir os passos para instalação e já é possível e editar vetores como no caso dos dois similares mais famosos. Ele ainda permite a instalação de recursos complementares liberados ocasionalmente pela desenvolvedora.

Scribus

Para fechar a lista, o Scribus é uma espécie de diagramador de documentos, assim como seu concorrente mais conhecido, o InDesign da Adobe. Assim como os outros – à exceção do Pixlr – é preciso entrar no site e baixar o programa para começar a usar. É ideal para criar o design gráfico de banners, convites, magazines e propagandas, além de outros impressos, com funcionalidades bastante fáceis de usar.

Design gráfico  direto no site

Ainda existem muitos outros programas gratuitos na internet para ajudar a criar sua campanha de marketing com impressos. Uma rápida pesquisa no Google já é suficiente para encontrar a maioria do que precisa, sem precisar gastar com um profissional do ramo caso o orçamento esteja apertado.

É claro que o local onde vai imprimir também faz toda a diferença. Além de oferecer suporte, qualidade e entrega rápida, uma boa gráfica online também permite ao cliente selecionar opções entre designs pré-elaborados e ainda fornecer as direções para o que gostaria que fosse feito na arte.

Venha conhecer a MediaTall, a gráfica que te ajuda com o design e ainda entrega em até 24 horas!

ABOUT AUTHOR

Marcelo Vicente

Marcelo Vicente é sócio-fundador da MediaTall, gráfica de São Paulo que atende a todo Brasil. Além de empresário digital, palestrante e consultor estratégico de negócios em ambiente on-line, Marcelo criou esse Blog para compartilhar dicas, experiências e muitos aprendizados do mercado gráfico em geral.