28 fevereiro

Já é hora de pensar nos impressos para a Páscoa

Já pensou nos seus impressos para a Páscoa?

O Carnaval já terminou, o que significa que todos os envolvidos com comércio já estão pensando na Páscoa. A celebração cristão é a próxima grande data comemorativa do ano, 40 dias após a maior festa de rua do mundo. E em 2018 vai cair no dia 1º de abril – a Sexta da Paixão será em 30 de março. Então já está mais do que na hora de pensar em divulgação para que seu negócio não fique atrás da concorrência no período.

Impressos para a Páscoa

Estudos apontam que a maior parte das compras feitas para a Páscoa acontecem na semana anterior e no próprio fim de semana da data. E os números são muito promissores para quem trabalha com varejo: são mais de 60% dos brasileiros, ou cerca de 130 milhões de pessoas, que possuem o hábito de comprar chocolates nesse período.  E o país é o que mais consome o doce no mundo, com dois quilos e meio por pessoa todo ano. Não é pouca coisa.

Para melhorar, todos os setores de varejo e comércio apresentam aumento de vendas no período que antecede a Páscoa – em quase 6% algumas vezes. Então é sempre bom se preparar e aproveitar também a data para incrementar os lucros no seu negócio. Para isso, nada melhor que uma campanha de marketing com impressos focados na celebração do Coelhinho.

Panfletos

Para comerciantes de todos os tipos, os panfletos são os impressos mais versáteis que existem. Eles podem ser usados para os mais diferentes fins: desde a inserção ou reforço de marca, até a divulgação de promoções e produtos. Embora se veja grande crescimento na venda de ovos de Páscoa, peixes e frutos do mar, artigos religiosos, bebidas e outros itens no período, não dá para esquecer que a concorrência também aumenta. Então é sempre bom divulgar o que você está oferecendo, destacando ofertas especiais para a data. E focando em um design e identidade visual coerentes com o período nos impressos para a Páscoa.

Tablóides

Já os supermercados, redes de varejo ou pequenos mercadinhos locais também precisam trabalhar a comunicação para captar sua fatia do bolo da Páscoa nas vendas. Para quem lida diretamente com o setor varejista, os tablóides são a opções mais usada para divulgar promoções e produtos em qualquer época – e não é diferente com a data. Vale a pena colocar em destaque as ofertas pascoais e os itens mais procurados, como chocolates e frutos do mar. Em geral, as pessoas realizam grandes almoços na Sexta-Feira Santa e no Domingo de Ramos, então muita gente vai aos mercados comprar o que precisa.

Embalagens

Não deixe também de incrementar suas embalagens para a Páscoa. Temas religiosos são os mais comuns, assim como aqueles relacionados a chocolate ou a coelhos – os maiores símbolos da data. É importante mostrar ao público que você trabalha sua comunicação visual com carinho para as comemorações do ano, e pensar em uma embalagem especial para cada uma delas é uma bela maneira de demonstrar isso.

E mais: basta ser criativo

Todos os outros tipos de material podem ser usados e/ou adaptados como impressos para a Páscoa. Banners, flyers, papel-bandeja, envelopes, etiquetas, cartões, livretos, tags, folders… o importante é saber trabalhar a temática e se comunicar de maneira adequada para que o seu negócio também aproveite o momento!

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Marcelo Vicente

Marcelo Vicente é sócio-fundador da MediaTall, gráfica de São Paulo que atende a todo Brasil. Além de empresário digital, palestrante e consultor estratégico de negócios em ambiente on-line, Marcelo criou esse Blog para compartilhar dicas, experiências e muitos aprendizados do mercado gráfico em geral.