31 janeiro

Impressos para o verão: a estação colorida

Já começou a planejar os seus impressos para o verão?

Todo mundo sabe que o verão é a estação mais feliz do ano, não é? Muito sol e tempo quente faz com que muitas outras coisas sejam adaptadas para se adequarem a tudo que o período pede: leveza, intensidade e alegria. E na hora de pensar o design de impressos, seja para divulgação de produtos ou para reforço de marca, é fundamental levar em conta o que o momento exige – ou seja, nada de frieza.

Com as temperaturas altas e a energia que o verão inspira em todos, é natural que as cores e imagens e tudo mais em uma arte devam ser pensados para se encaixarem com a estação. Designers e profissionais de comunicação já estão acostumados com isso, mas você também pode implementar em seus materiais impressos se fizer por conta própria seguindo algumas dicas e incrementando a sua identidade visual.

Tons quentes

Na hora de pensar os seus impressos para o verão, o mais importante é lembrar da principal característica da estação: o calor. Então é hora de usar e abusar dos tons quentes, como o amarelo. Ela é a principal cor da época, e todas as outras derivadas dela que contam com uma boa porcentagem em sua composição também são mais quentes. Por exemplo, um verde-amarelado é, enquanto um verde-azulado não é (o azul é a base das cores frias). Laranja e vermelho são os outros tons mais quentes da paleta de cores para a época – e o bom é que é muito válido variar bastante nelas, já que o verão é sempre muito colorido.

Cores claras

Mas não se limite aos tons de amarelo, laranja e vermelho. Azul e verde podem, sim, ser usados no verão! Afinal, o primeiro lembra mar e o segundo lembra árvores. Dependendo do contexto, vale a pena apostar em ambos durante a estação. A dica é usar tons claros, já que nada muito escuro combina com a alegria, a delicadeza e a leveza da época. Qualquer cor que você decida aproveitar para o design agora precisa ser clara para cair melhor aos olhos de quem vê.

Imagens temáticas

É claro que você não pode deixar de pensar com carinho nas imagens que vão ser usadas na hora de produzir a arte. E vale a pena ficar sempre dentro do tema verão. E é bastante fácil. Mar, céu azul, flores e gente feliz devem estampar tudo que for inserido no design. Listas também costumam fazer sucesso na estação. E não se esqueça de adequar tudo aos tons e cores mais aceitos durante o período – como dissemos acima.

Fontes criativas

E não só de cores e imagens são feitas as artes. A tipografia também merece atenção especial para ficar bem dentro do clima festivo do verão. A criatividade pode ditar o tom aqui, com fontes menos formais e bem diferentes do usual. As que simulam a escrita à mão costumam ser muito usadas. Outra ideia é aproveitar elementos da estação, como a água, as folhas e o calor para testar coisas ousadas.

Visual enérgico

O objetivo da comunicação no verão é reproduzir a energia da temporada. Para isso, o visual geral da arte precisa ter um efeito final que passe vibração a quem vê. Entre cores, imagens e texto, é preciso que o material transmita alegria e bem estar a todos, sem o uso de elementos que produzam o efeito oposto – como o preto e imagens que lembrem tristeza. Em suma, seguindo todas as nossas dicas acima é provável que o design contemple tudo que é ideal para a estação e traga positividade ao leitor e a todos os clientes em potencial.

Aí é só aproveitar… E na hora de imprimir, lembre também que qualidade e bom atendimento são fundamentais para o resultado. Venha conhecer a MediaTall, a gráfica que entrega em até 24 horas para você!

ABOUT AUTHOR

Marcelo Vicente

Marcelo Vicente é sócio-fundador da MediaTall, gráfica de São Paulo que atende a todo Brasil. Além de empresário digital, palestrante e consultor estratégico de negócios em ambiente on-line, Marcelo criou esse Blog para compartilhar dicas, experiências e muitos aprendizados do mercado gráfico em geral.