13 junho

Gráfica Online: o futuro é aqui

Você já deve ter percebido que os mais diversos segmentos de atuação estão migrando para o meio virtual. A internet já não é nenhuma novidade, mas ainda assim muita gente demorou a aproveitar o verdadeiro potencial dela para transferir seus negócios e aproveitar todas as oportunidades que existem na rede mundial de computadores. E não são poucas, além de serem para qualquer um.

No mercado gráfico o mesmo processo está acontecendo. Novos empreendedores, atraídos pelo custo-benefício interessante que a web permite, vêm se lançando no setor sem a necessidade de investir altos valores na montagem de uma gráfica completa. É possível aproveitar a estrutura das grandes empresas já estabelecidas, com seus parques industriais, e fazer o processo de intermediação entre elas e o cliente final.

Por que as gráficas online são o futuro do mercado?

O termo-chave para entender não só o processo de “internetização” do setor gráfico, como de muitos outros que estão migrando para o digital, é custo-benefício. Com as mais diversas áreas de interesse se estabelecendo online, não há mais necessidade de espaço físico para muita coisa. E, com isso, já se gasta bem menos no orçamento previsto para começar um negócio.

Outros serviços também já se encontram em sua totalidade na internet: operações bancárias; emissão de notas fiscais; contato com fornecedora, cliente e entregador… tudo pode ser feito sem sair de casa – aumentando bastante a atratividade do setor gráfico para jovens empreendedores que buscam um negócio próprio ou um complemento para a renda.

Para começar, basta desenvolver um site próprio e fazer o seu marketing em busca de clientes. É possível começar atendendo pedidos de amigos e familiares, para contar com a propaganda boca a boca deles para atrair mais gente. Ao receber encomendas, chega a hora de entrar em contato com a gráfica fornecedora escolhida previamente e enviar as especificações. Depois, tudo pode ser enviado diretamente para a pessoa que comprou em um endereço de entrega selecionado.

O futuro já começou

Tudo isso que foi explicado já está acontecendo. E em larga escala. Existem inúmeras gráficas online atuando no Brasil, como a MediaTall, por exemplo. Além do custo-benefício operacional atrativo mesmo para quem não tem tanta verba a investir, a internet ainda permite que o seu alcance seja além do local: pode ser regional ou mesmo nacional. Cabe ao empresário saber se vender, efetuar estratégias adequadas de marketing e colher os frutos.

E não se engane, a tendência é que esse tipo de negócio dentro do segmento ganhe ainda mais força nos próximos anos. Estão sempre surgindo novas gráficas online, e aquelas que apresentam melhor qualidade e preço se destacam, ganham espaço no mercado e passam a ser reconhecidas pelo público.

A internet deve promover ainda mais mudanças no setor, já que está o tempo todo se atualizando e apresentando novas ferramentas e dispositivos. Tudo para facilitar a vida das pessoas no dia a dia. E quem não prefere fazer sua encomenda de material impresso para uma campanha de marketing, por exemplo, sem sair da casa/escritório e poder receber rapidamente tudo que pediu?

***

Além de atuar completamente online e oferecer as melhores condições para o comprador, a MediaTall ainda entrega em até 24 horas para você. Se quer qualidade, preço, conforto e rapidez, venha nos conhecer!

ABOUT AUTHOR

Marcelo Vicente

Marcelo Vicente é sócio-fundador da MediaTall, gráfica de São Paulo que atende a todo Brasil. Além de empresário digital, palestrante e consultor estratégico de negócios em ambiente on-line, Marcelo criou esse Blog para compartilhar dicas, experiências e muitos aprendizados do mercado gráfico em geral.