5 setembro

embalagem

Embalagem de qualidade: a importância para o seu negócio

Qual a importância de uma boa embalagem para o seu negócio?

O setor gráfico vem trazendo boas oportunidades para novos empreendedores. Entre designers e revendedores atuando em gráficas online como forma de complementar a renda ou de recomeçar a carreira, muitos procuram nichos interessantes para se inserirem e, aos poucos, ganharem destaque dentro do mercado. E um deles sempre será atrativo: embalagens são artigos essenciais para empresas dos mais diversos tipos.

As indústrias de alimentos e brinquedos, entre outras, estão entre as que mais lançam mão de embalagens. E é um mercado constante, com necessidade de encomendas o ano inteiro – não à toa, engloba mais de 40% da produção das gráficas brasileiras. Com tanta demanda, é natural que os novos empresários do ramo se voltem para isso. Mas é preciso saber trabalhar: entender que não basta produzir embalagens, é preciso garantir a qualidade delas. E aqui você vai descobrir como.

Atributos para uma embalagem de qualidade

Quando falamos de embalagens, caixas e pacotes para os mais variados tipos de produtos, é preciso seguir algumas determinações. Em primeiro lugar, manter certas características da qualidade delas.  Como certificar que o tamanho é adequado para o item que estará dentro, sem espaço demais para ficar solto ou de menos para apertar demais. Ou se manter nos padrões exigidos para aquele segmento. E também lembrar de inserir toda e qualquer necessidade extra que for pedida. Para que tudo saia dentro do esperado, é essencial alinhar os detalhes com a gráfica e ter certeza que todos os desejos serão atendidos.

A apresentação das boas embalagens

Saindo do básico, há a necessidade de assegurar uma boa apresentação para a embalagem. Na verdade, esse fator não é fundamental, mas pode ajudá-lo a se destacar da concorrência dentro do meio de atuação. Uma caixa mais apresentável ganha a atenção do cliente em potencial com mais facilidade… sabe aquela sensação de ‘comer com os olhos’? E mesmo que não sejam embalagens para comida! Um design atrativo, com cores e/ou imagens pertinentes e as informações da empresa para que o comprador tenha contato caso necessário. Tudo que for possível para fixar a marca na cabeça do consumidor, mas sem exagerar, é bem vindo na embalagem. E assim é possível conquistar mais vendas.

Não esqueça da higiene

É claro que uma caixa bem feita tem que prezar pela higiene do produto. Não importa o que estará dentro, as embalagens precisam evitar que qualquer coisa entre, desde pequenos insetos até água ou umidade. Somente assim é possível preservar o item e evitar surpresas desagradáveis para quem compra. E quando falamos de comida, a higienização do pacote se torna ainda mais importante! Preste muita atenção ao selar a embalagem, assegurando que ela está protegendo bem o alimento.

***

Ao escolher onde vai produzir as embalagens para o seu negócio, também é determinante prezar pela qualidade. A gráfica selecionada deve não só garantir os pontos acima, como dialogar com atenção junto ao cliente para ter certeza de que todos os detalhes serão cumpridos.

A MediaTall produz embalagens de qualidade há anos e entrega o melhor produto para você, venha nos conhecer!

ABOUT AUTHOR

Marcelo Vicente

Marcelo Vicente é sócio-fundador da MediaTall, gráfica de São Paulo que atende a todo Brasil. Além de empresário digital, palestrante e consultor estratégico de negócios em ambiente on-line, Marcelo criou esse Blog para compartilhar dicas, experiências e muitos aprendizados do mercado gráfico em geral.