1 agosto

A diferença entre banner, faixa e lona

Uma campanha de marketing com impressos pode fazer excelente uso de materiais promocionais grandes, que chamem rapidamente a atenção do público transeunte por um local de grande movimento. É a estratégia usada por muitas marcas, sejam para se afirmarem na lembrança das pessoas ou para divulgar um produto ou serviço de maneira eficaz e atingindo bastante alcance em uma só tacada.

Para efetuar uma campanha do tipo, o uso de banners, faixas ou lonas costuma ser a melhor opção. E por serem bastante parecidos, ainda tem muita gente que acredita que os três são sinônimos para a mesma coisa. Mas não é verdade: cada um tem sua função diferente e podem servir a diversos propósitos para  a divulgação do que precisa. E é sempre importante entender a distinção entre eles para tirar o máximo da sua estratégia e ter sucesso na comunicação.

Então conheça as especificidades do banner, da faixa e da lona:

Banner

Um banner costuma ter formato retangular vertical, sendo muito usados para pendurar em paredes, postes ou tetos – ou ainda para exibição em pontos de venda apoiados em “cavaletes”. Em geral, banners possuem acabamentos em madeira arredondada, cordão de nylon e ponteira de plástico ou ilhós e o conteúdo é impresso em lona. O tamanho é variável, podendo ir desde os pequenos em 40 x 60 cm até os maiores em cerca de 150 x 300 cm.

Faixa

A principal diferença de uma faixa para um banner é o formato. Se o banner é retangular vertical, a faixa costuma vir apresentada como um retângulo horizontal – costuma ser muito vista em divulgação de eventos penduradas em postes, por exemplo. Faixas possuem os mesmos acabamentos dos banners na maioria das vezes: madeira, plástico e nylon. No entanto, o custo de produção é menor e por isso são tão procuradas.

Lona

Lonas são usadas com letreiros luminosos, garantindo um maior destaque para o público que passa no local. Existem três tipos: a backlight, a frontlight e a canvas. A lona backlight é produzida digitalmente e protegida por estrutura de metal. A iluminação vem de dentro da parte metálica, como visto muitas vezes em pontos de ônibus.

Já a lona frontlight é presa, em geral de forma horizontal, em metais – a iluminação acaba sendo externa, com refletores, sendo mais usadas em outdoors. Por fim, a lona canvas é mais artísticas, com algodão resignado e acabamento em acrílico. Por ser mais decorativa, tem grande procura como fixação de marca e aplicação em escritórios, por exemplo.

***

Seja qual for a sua escolha, pode ter certeza que vai conseguir um bom alcance de maneira rápida para divulgar o que deseja. Mas tão importante quanto o material adequado –  banner, faixa ou lona –  para os seus objetivos é a escolha da gráfica ideal para a impressão.

Venha conhecer a MediaTall, a gráfica que entrega em até 24 horas para você!

ABOUT AUTHOR

Marcelo Vicente

Marcelo Vicente é sócio-fundador da MediaTall, gráfica de São Paulo que atende a todo Brasil. Além de empresário digital, palestrante e consultor estratégico de negócios em ambiente on-line, Marcelo criou esse Blog para compartilhar dicas, experiências e muitos aprendizados do mercado gráfico em geral.