22 novembro

Aprenda como funciona uma gráfica online

Qualquer um pode se ver na necessidade de imprimir materiais dos mais diversos tipos a todo momento. Seja para uma campanha de marketing, para fins de produção ou mesmo pessoais, o setor gráfico é um dos que seguiu pouco afetado pela crise econômica justamente por isso: a demanda sempre vai existir. Mesmo que possa diminuir um pouco ocasionalmente quando existem dificuldades financeiras.

E se antes era preciso ter algum trabalho para conseguir encomendar materiais impressos quando necessário, agora está cada vez mais fácil. O desenvolvimento tecnológico atraiu muitos novos empreendedores para o mercado, principalmente por conta do surgimento das gráficas online – como a MediaTall aqui. Mas o que exatamente é uma gráfica online, como ela funciona e quais as vantagens para o cliente? Não se preocupe, você já vai descobrir.

O que é uma gráfica online?

A diferença básica e fundamental entre as gráficas tradicionais e as online é uma só: a ausência de uma sede física. As primeiras lançam mão de um espaço que funciona como escritório para receber e entregar pedidos e, em alguns casos, também um parque gráfico com todo o maquinário para realizar as impressões. Já as segundas funcionam inteiramente pela internet, em todas as suas etapas, com os pedidos sendo encomendados através de um site próprio.

Para produzir os impressos, uma gráfica online entra em acordo com uma gráfica fornecedora, que faz a produção para ela. Assim, a gráfica online realiza esse intermédio entre as partes, mas sempre garantindo a qualidade do resultado final para o cliente.

Como funciona e porque é a melhor opção?

Por ser feito todo via web, o processo é muito mais fácil, prático e rápido. Para começar, o internauta precisa acessar o site da gráfica online. Lá, existem opções para escolher os produtos desejados e incluir todos os detalhes. No caso de materiais impressos, além de selecionar o tipo (panfleto, folder, banner, cartão de visitas, etc), ainda é possível determinar o papel a ser usado, as dimensões do impresso e opções de acabamento para ele – além da quantidade desejada, é claro.

E fique tranquilo, é tudo bastante intuitivo e bem indicado para ninguém se perder no caminho. Na hora de enviar o layout do material, também existem alternativas para todos os gostos. Você pode enviar uma arte já pronta, fazendo o upload do arquivo diretamente do seu computador para o site. Pode também escolher entre opções pré-concebidas de design para apenas inserir os dados, textos e imagens que deseja no impresso. E ainda pode contratar na hora um profissional qualificado para elaborar tudo de acordo com as suas indicações. Quer mais facilidade?

Por fim, vem o pagamento – que também é bastante rápido. Primeiro, você define o tipo de frete, que pode ser: normal, em até 10 dias úteis; expresso, em até 3 dias; e urgente, entregue em até 24 horas – cada um pouco mais caro que o outro, naturalmente. Depois é só determinar o endereço de entrega. Pois é, você não precisa buscar na sede como acontece com algumas gráficas físicas ainda. E, para fechar, é só escolher como quer pagar, seja por depósito ou transferência bancária ou por cartão de crédito. Aí é só esperar e receber em casa o seu pedido.

***

Ainda tem dúvidas que a gráfica online é a forma mais prática de encomendar materiais impressos? Você faz tudo de onde estiver, em poucos cliques, com diversas opções para personalizar seu pedido, sem burocracia… e recebe rapidamente no endereço de sua preferência. Nunca foi tão fácil fazer uma encomenda.

Não é preciso se preocupar: é sempre confiável efetuar pedidos assim. A MediaTall atua há anos no mercado gráfico com segurança e qualidade. Acessse www.mediatall.com.br e venha conhecer a gráfica que entrega em até 24 horas para você!

ABOUT AUTHOR

Marcelo Vicente

Marcelo Vicente é sócio-fundador da MediaTall, gráfica de São Paulo que atende a todo Brasil. Além de empresário digital, palestrante e consultor estratégico de negócios em ambiente on-line, Marcelo criou esse Blog para compartilhar dicas, experiências e muitos aprendizados do mercado gráfico em geral.